.

Caderneta de Poupança



caderneta de poupança é a modalidade de investimento mais simples, tradicional, conservadora e popular do país. A maioria dos bancos oferecem o investimento na caderneta de poupança apenas para captar clientes, já que este não é o produto preferido destas instituições financeiras.
A poupança é considerada um investimento de baixo risco, pois o capital aplicado dificilmente sofrerá perdas. Na verdade, o risco será zero se o valor investido não ultrapassar R$ 70 mil que é atualmente o valor garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).


Como investir?
Para abrir uma conta poupança, basta comparecer a uma agência bancária com CPF, documento de identidade e comprovante de residência. O valor inicial para abertura de conta geralmente é baixo, em torno de R$ 100, entretanto, há instituições que podem abrir a conta mesmo sem depósitio inicial, talvez por isso seja a forma de investimento mais utilizada pela população de baixa renda.

Rendimento
O rendimento da caderneta de poupança é atualmente dividido em duas partes, uma delas é fixa e definida pelo governo com rendimento mínimo de 0,5% ao mês, a outra é variável e calculada através de uma média ponderada dos rendimentos dos CDB's (Certificados de Depósitos Bancários) das principais instituições financeiras do país chamada TR (Taxa Referencial). Atualmente o rendimento da poupança está em torno de 7,5% ao ano.

Tributação
Os poupadores pessoa física e pessoa jurídia imune não pagam imposto de renda sobre os retornos obtidos, as demais pessoas jurídicas são tributadas conforme tabela em vigor para renda fixa.
Não há incidência de IOF para os rendimentos da caderneta de poupança.

Liquidez
Apesar da liquidez ser diária, o rendimento da poupança é creditado apenas no aniversário mensal ou trimestral da conta. Caso a aplicação seja resgatada antes da data de aniversário perde-se o rendimento do mês.
As instituiçoes financeiras possuem um sistema informatizado que permite criar uma espécie de subconta para cada dia do mês, otimizando assim as aplicações e resgates.



Nenhum comentário:

Postar um comentário