.

Cofre de porquinho



  Alguém sabe me explicar o motivo de colocarem um porco como símbolo de poupança?

Após olhar bem para a foto que eu havia colocado no post sobre a caderneta de poupança, fiquei pensando durante algum tempo e realmente não consegui decifrar este enigma. Ainda bem que estamos na era da informação e o mister google pode ajudar nestas horas.

Você, assim como eu, ficou curioso pra saber o motivo de ter crescido juntando moedas em um cofrinho em formato de porco? Então veja as duas versões que encontrei...

Na primeira versão, um engenheiro francês do século XVII calculou que em 10 anos uma porca poderia produzir milhões de filhotes. Com esta informação concluiu que este animal poderia representar bem a idéia de economizar dinheiro e multiplicar riqueza.

A versão mais difundida, e que me parece mais lógica, prega que na Inglaterra medieval as pessoas guardavam suas economias dentro de jarros e ânforas feitos de um tipo especial de argila chamada, em inglês, de "pigg". Com o tempo, estes potes começaram a ser chamados de "pigg banks" ou "bancos pigg".  Certo dia um empreendedor teve a grande sacada de utilizar a similaridade sonora de "pigg" e "pig" (porco em inglês), para criar um "pigg bank" em formato de porco.

Seja qual for a versão correta, os cofrinhos de porcos se tornaram um símbolo mundial quando o assunto é poupança.

Atualmente a Caixa Econômica Federal tenta difundir a prática da poupança entre as crianças com o poupançudos e poupançudos do rock. Prática válida nestas épocas de "vacas gordas" da economia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário