.

Tesouro Direto para iniciantes



Para o investidor conservador que gosta de segurança, o Tesouro Direto é uma ótima opção de investimento de longo prazo, entretanto, muitos ainda não conhecem o funcionamento desta ferramenta.
O que é Tesouro Direto?
Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional juntamente com a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia).

O que são Títulos Públicos?

Os títulos públicos são ativos de renda fixa emitidos pelo Governo Federal com a finalidade de captar recursos para financiar alguns compromissos do governo como educação, saúde, infra-estrutura, assim como a dívida pública.

Os títulos públicos sempre foram uma ótima opção de investimento, entretanto, eram disponibilizados indiretamente para pessoas físicas através de fundos de investimento. Ao comprar títulos diretamente do Tesouro Nacional, há uma redução nos custos de intermediação.

Qual é a aplicação mínima?
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário muito dinheiro para iniciar uma aplicação. Com cerca de R$ 100,00 já é possível iniciar seus investimentos no Tesouro Direto.

É seguro?
Diferente de outros investimentos como CDB's e Caderneta de Poupança que possuem garantia de até R$ 70 mil pelo Fundo Garantidor de Créditos, 100% dos títulos comprados através do Tesouro Direto são garantidos pelo Tesouro Nacional, ou seja, você só perde o investimento se o país "quebrar" e não honrar com seus compromissos.


Os títulos adquiridos no Tesouro Direto ficam registrados em nome do investidor, sempre sob responsabilidade de um Agente de Custódia. Mesmo
que seja decretada a falência, a liquidação extrajudicial ou a concordata da instituição contratada como Agente de Custódia, os títulos registrados em nome do investidor junto ao Agente de Custódia permanecerão na propriedade do investidor, que poderá contratar outro Agente de Custódia para a administração de seus títulos.

Como posso comprar os títulos públicos através do Tesouro Direto?
Para comprar títulos do Tesouro Direto basta residir no Brasil, possuir CPF válido e estar cadastrado em algum dos Bancos ou Corretoras habilitados no Tesouro Direto (também chamados de Agentes de Custódia). Para realizar o cadastro, será solicitado algumas informações e envio de documentos, após completar o processo você receberá uma senha pelo e-mail para acessar o site do Tesouro Direto.
A compra dos títulos pode ser feita de três formas, diretamente no site do Tesouro Direto, por meio de um agente de custódia ou no site do agente de custódia. As compras podem ser feitas por você mesmo via internet ou por meio de algum dos agentes de custódia com sua devida autorização.

Quais são as taxas para aplicar no Tesouro Direto?
Há 3 taxas envolvidas na negociação:

  1. No momento da compra há uma taxa de negociação de 0,10% sobre o valor total da operação;
  2. Há também uma taxa de 0,30% ao ano, cobrada sobre o valor dos títulos pela BM&FBOVESPA, referente aos serviços de guarda dos títulos e às movimentações dos saldos;
  3. A terceira taxa é referente à prestação de serviço do agente de custódia. Esta taxa é variável e pode ser ZERO. Veja o ranking de taxas dos agentes de custódia.

É cobrado imposto de renda?
Sim, o imposto de renda será o mesmo cobrado para aplicações de renda fixa. Atualmente segue a regra abaixo:

  • 22,5% para aplicações com prazo de até 180 dias;
  • 20% para aplicações com prazo de 181 dias até 360 dias;
  • 17,5% para aplicações com prazo de 361 dias até 720 dias;
  • 15% para aplicações com prazo acima de 720 dias.

Obs.: Há incidência de IOF nos investimentos de prazo inferior a 30 dias;

Como efetuo o resgate da aplicação?
O Tesouro Nacional garante a recompra dos títulos todas as quartas-feiras.


Você ainda tem dúvidas?

Veja o Mapa para orientar investimentos no Tesouro Direto.
Este serviço especializado em Tesouro Direto visa ajudar os investidores a encontrar a melhor rentabilidade futura entre os títulos disponíveis. De forma transparente utiliza cenários econômicos baseados nas expectativas de mercado e a metodologia dos títulos para simular a rentabilidade futura dos investimentos. Com esta analise os títulos são classificados conforme a rentabilidade apresentada.
É uma verdadeira mão na roda para quem não possui muito conhecimento ou tempo para analisar qual seria o melhor título do Tesouro Direto para se investir no momento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário