.

Investir, pra quê?


  Em conversas informais com amigos já ouvi algumas vezes a pergunta: "Investir pra quê?".



O brasileiro é um povo muito imediatista e normalmente não faz planos para o futuro, mesmo que seja um futuro breve de apenas alguns meses. A palavra investir, para muitas pessoas, remete à idéia de guardar dinheiro para quando se aposentar e falar de aposentadoria é algo muito distante de ser visualizado para um jovem, mas será que os investimentos servem somente para isso?

 Trace seus objetivos
Certamente, ter objetivos definidos são fundamentais para iniciar os investimentos. Comprar um carro novo, um imóvel ou fazer uma viagem, não importa quais sejam os seus sonhos, faça um planejamento da quantia mensal que será possível investir e o tempo necessário para alcançar suas metas.

Use os juros a seu favor
Se você é daqueles que gosta de fazer financiamentos e pegar empréstimos, saiba que é possível conquistar seus objetivos gastando muito menos usando os juros a seu favor em seus investimentos. Apenas como exemplo, investir uma quantia mensalmente para comprar um carro pode custar menos da metade do valor daquele financiamento que você pensava em fazer. Que tal seria guardar essa quantia e realizar outro sonho?

Consumindo de forma inteligente
É sempre bom ter uma reserva financeira investida e rendendo frutos para aproveitar as oportunidades. Você certamente já vivenciou uma situação em que poderia ter comprado um produto pela metade do preço com pagamento à vista. Ao invés de comprar a prazo, seja inteligente, invista o dinheiro e espere a melhor oportunidade.

Invista em seus filhos
Não é com fraldas, roupas e comida que você vai gastar com seus filhos, a educação certamente é o item que possui maior peso no orçamento durante a criação dos "pimpolhos". Comece a investir cedo para não ter pesadelos mais tarde...

Invista em você
Dependendo do seu objetivo, pode ser necessário buscar formas de melhorar seus ganhos. Talvez o início do investimento deva ser focado em educação. Cursos profissionalizantes, superior ou de extensão podem significar uma melhor colocação no mercado de trabalho e conseqüentemente, aumentarem seus rendimentos.

Pensando na aposentadoria
Especialistas consideram que investir não é um luxo, mas sim uma necessidade. Com a previdência cada vez mais em déficit, certamente o trabalhador não poderá contar que o governo consiga sustentar tantos aposentados e mesmo que consiga, o seu padrão de vida pode cair muito.
É aconselhável fazer uma poupança que deverá ser utilizada somente quando você parar de trabalhar, desta forma este complemento vai garantir o padrão de vida conquistado com muito esforço e dedicação.

Investir não é uma tarefa fácil para a maior parte da população, entretanto, é altamente aconselhável fazer um planejamento para conquistar seus sonhos o quanto antes.

E você, vai investir pra quê?


Nenhum comentário:

Postar um comentário