.

O que é Taxa Selic?



Nestes últimos meses muito se comentou sobre as reduções na Taxa Selic, mas muitos devem se perguntar: O que é Taxa Selic?

Taxa Selic é considerada a taxa básica de juros da economia no Brasil, esta taxa identifica a média de remuneração dos títulos públicos negociados com os bancos e também acaba sendo utilizada nos empréstimos entre bancos. A alteração desta taxa tem influência direta no custo do dinheiro para os bancos, portanto, investimentos e empréstimos também são afetados. A Taxa Selic é definida pelo Banco Central através de reuniões realizadas pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central).

Mas por que esta taxa sofre alteração?

Taxa Selic é utilizada pelo Banco Central como o principal instrumento de controle da inflação.

Quando há aumento da taxa básica de juros, muitos investidores preferem aplicar recursos em títulos públicos e deixam de viabilizar projetos importantes para o crescimento do país. Os juros altos também acabam desestimulando o consumo, fazendo com que a inflação sofra uma desaceleração. Quando a Taxa Selic diminui demais o efeito é inverso. Com as aplicações financeiras menos atrativas, há um maior investimento em projetos e um aumento considerável no consumo o que faz a inflação subir.

O Banco Central precisa trabalhar a elevação e diminuição desta taxa até encontrar o ponto onde o país consiga um crescimento sustentável sem aumentar demais a inflação.

Os efeitos da alteração da Taxa Selic são percebidos pela economia somente após 6 a 10 meses, portanto, mesmo que a inflação esteja alta nos dias atuais, o Banco Central já prevê uma desaceleração da economia para os próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário