.

O que são aplicações de Renda Fixa?



Alguns amigos estão me perguntando como funcionam os títulos de Renda Fixa, vou tentar colocar de modo bem simples.

Para facilitar a compreensão, a Renda Fixa pode ser comparada a um empréstimo que você faz ao emissor do título (bancos, empresas ou até mesmo o governo), este empréstimo vai render juros que serão pagos ao final do período. Vamos supor que você investiu R$ 100 mil em um título que paga 1% ao mês, se você deixar o dinheiro aplicado, no final do mês você receberá R$ 101 mil que corresponde ao total aplicado mais os juros do "empréstimo". Para não complicar as contas, não considerei as taxas e impostos sobre a rentabilidade.

Apesar do nome "Renda Fixa", nem sempre o retorno sobre o investimento é um valor fixo, pois existem modalidades diferentes com rendimentos pré e pós-fixado.

Pré-fixado: como o próprio nome diz, estes títulos possuem uma remuneração fixada no momento da aplicação, desta forma você sabe exatamente o que vai receber no final do período. Como exemplo temos os CDB's pré-fixados (Certificado de Depósito Bancário) e títulos do Tesouro Direto LTN e NTNF (darei detalhes nos próximos posts).


Pós-fixados: a rentabilidade destes títulos serão conhecidas somente no final da aplicação, pois o rendimento é determinado por algum índice como Taxa Selic ou Inflação (IGP-M ou IPCA) mais uma taxa fixa determinada no início da aplicação. Como exemplo de pós-fixados podemos citar os CDB's pós-fixados, debêntures, fundos DI e títulos do Tesouro Direto NTNB e LFT (também darei mais detalhes futuramente).

Para exemplificar a forma como funciona a aplicação em um título pós-fixado, vamos tomar como exemplo um fundo que tenha sua rentabilidade atrelada a inflação mais uma taxa de juros fixa. Desta forma, se no momento da aplicação a inflação for 5% e a taxa fixa 6%, a rentabilidade bruta esperada seria de 11% (excluindo impostos). Se a inflação subir para 8%, então a rentabilidade bruta subirá para 14%.

Nos próximos posts vou detalhar uma pouco mais sobre cada um dos tipos de aplicações.

Ainda tem dúvidas sobre Renda Fixa? Envie sua pergunta deixando um comentário neste post ou pelo nosso twitter.


Nenhum comentário:

Postar um comentário