.

Teoria de Dow



No post sobre Análise Técnica, vimos uma breve introdução ao tema que literalmente mudou minha vida. Agora vamos dar sequência mostrando os principais tópicos da Teoria de Dow:

1 - Os índices descontam tudo exceto Atos de Deus - os preços de um ativo refletem a ação e pensamento de milhares de investidores com todos os pontos de vista possíveis, inclusive os que possuem as melhores informações e estudos sobre eventos futuros, mesmo desastres naturais imprevisíveis são rapidamente avaliados e descontados nos preços dos ativos. Este é um forte motivo para acreditar no estudo das movimentações de preços e utilizar os gráficos para fazer esta análise.

2 - Os mercados se movem em 3 tendências principais classificadas como:
  • Tendências Primárias - movimentações longas para cima, para baixo ou de lado com duração acima de 6 meses
  • Tendências Secundárias - movimentações de cerca de um mês ou dois que ocorrem para corrigir eventuais excessos da tendência primária
  • Tendência Terciária - movimentações curtas de dias ou no máximo poucas semanas que refletem as flutuações do dia-a-dia

3 - As tendências são válidas até que sejam revertidas. Isso significa que a tendência continua valendo até que seja interrompida, ou seja, em uma tendência de alta com topos e fundos mais altos, a tendência deixa de ser válida até que tenhamos um topo ou fundo mais baixo do que um topo ou fundo anterior.

 4 - A tendência deve ser confirmada por pelo menos 2 índices. Ao analisar uma tendência ela deve ser confirmada por outro gráfico, seja de um índice similar, uma outra ação do mesmo setor ou até mesmo ações ON e PN da mesma empresa. Quando dois índices confirmam a movimentação, podemos ter maior certeza da movimentação.

Estes tópicos formam o básico da Análise Técnica. Nos próximos posts vou apresentar mais conceitos utilizados pelos analistas técnicos como suportes, resistências, padrões de reversão e continuação, indicadores, osciladores, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário