.

Análise Técnica



Como eu já havia citado em um post anterior, há três formas de investir em renda variável:

  1. Utilizando Análise Técnica;
  2. Utilizando Análise Fundamentalista;
  3. Fazendo a análise do achismo.

Como minha preferencia sempre foi pela Análise Técnica, vou iniciar uma série de posts sobre este assunto. Minha intenção é colocar informação suficiente para que sirva de aprendizado para os novatos e fonte de consulta para os mais familiarizados com o assunto.

Análise Técnica, também chamada de Análise Gráfica, é uma ferramenta
utilizada por muitos investidores para encontrar oportunidades no mercado de renda variável. É uma técnica baseada no estudo do gráfico dos preços de um ativo financeiro em relação ao tempo.

A movimentação dos preços dos ativos costuma formar padrões que podem ser identificados repetidas vezes no decorrer do tempo, refletindo o comportamento dos investidores. Estes padrões podem ser utilizados para tentar projetar a direção dos preços de um determinado ativo, é importante saber que este método foca apenas a movimentação dos preços e não o que ocasiona tais movimentações como notícias, balanços de empresas e outras fontes de informação.

Os registros gráficos são utilizados desde antes de 1700 por um negociador chamado Munehisa Homma que já fazia registros gráficos dos preços do arroz na Bolsa de Osaka, entretanto, a análise técnica foi transformada no que conhecemos hoje quando Charles Henry Dow criou o índice Dow-Jones e com uma série de artigos para o Wall Street Journal, formulou uma teoria que é a base da análise técnica moderna, a Teoria de Dow.

A Análise Técnica utilizada em conjunto com um manejo de risco adequado e dados estatísticos podem trazer resultados consistentes nos investimentos em renda variável.

Quer saber mais?
Confira o Curso Bolsa de Valores - Utilizando a Análise Técnica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário