.

Rentabilidade dos seus investimentos



Talvez o que eu escreva aqui ofenda algumas pessoas, mas vou ser honesto com todos os leitores deste humilde blog. Investir é uma arte, não é a toa que existem profissionais ultra qualificados para administrar fundos multi-milionários e não são todos os profissionais que vão fazer você conseguir alcançar o máximo rendimento em seus investimentos.

Principalmente nas grandes instituições os "consultores de investimento" estão lá para fazer o seu dinheiro render o máximo para a instituição e não para você. Sabe aquele fundo de investimento considerado como "a melhor escolha"? Será que é a melhor escolha para você, para o consultor ou para a instituição?

Caso você não tenha conhecimento suficiente para avaliar os produtos de investimento que estão te oferecendo, certamente você vai perder dinheiro. Tenho um exemplo real que ocorreu comigo há muitos anos atrás, um gerente do banco que eu tinha conta na época me ligou para oferecer um ótimo Fundo DI que acabara de ser lançado, e com apenas algumas perguntas como qual seria a meta de rendimento do fundo e qual era a taxa de administração, consegui calcular que o rendimento real após retirar o Imposto de Renda seria abaixo da Caderneta de Poupança. Ótimo para quem?

Aprender sobre finanças e investimentos parece chato para muitas pessoas, mas você precisa ao menos conhecer um pouco sobre os produtos que estão te oferecendo. Na minha opinião, educação financeira é algo que deveria ser obrigatório nas escolas.

E quanto aos golpes do mercado? Já recebi ofertas de rendimento de 10% ao mês para aplicar em um fundo baseado em ações da Bovespa.

Saiba que as mentes mais brilhantes do mundo atuam no mercado de capitais, eles criam programas e estratégias inimagináveis para tentar atingir um rendimento aproximado de 20% ao ano. Não existem milagres no mercado financeiro e é praticamente impossível conseguir rendimentos de 100 ou 200% de forma consistente, uma hora a verdade aparece.

Não caia no canto da sereia, meu conselho é estudar as possibilidades e aprender o máximo possível sobre o assunto antes de entregar seu suado dinheirinho nas mãos de outra pessoa que também quer e precisa ganhar dinheiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário