.

Modo correto de aplicar na Bolsa de Valores?


Bolsa de Valores atrai milhares de investidores em tempos de alta. Quando todas as ações estão subindo às nuvens sempre aparece aquele amigo com aquela "dica quente" do mercado e isso gera uma sensação de que você está perdendo uma ótima oportunidade e ficando para trás, entretanto, quando há uma forte queda das ações, ninguém quer comenta os prejuízos e começam a espalhar o falso boato de que todos que entram na bolsa de valores perdem tudo o que tem.

Estas altas e baixas sempre ocorreram e vão continuar a acontecer. O mercado financeiro é feito de ciclos, crescimento exagerado com bolhas especulativas e crises mundiais precedendo o fim do mundo são mais comuns do que parecem. Na história das Bolsas podemos observar de uma a duas graves crises por década e tenha certeza de que vão continuar a acontecer.

A melhor maneira de aplicar seus recursos na Bolsa de Valores é investir inicialmente em conhecimento do mercado e principalmente no conhecimento de si mesmo. Vou tentar detalhar um pouco cada um destes itens abaixo:


Conhecimento do Mercado

Saiba que no Mercado Financeiro existe apenas 3 grupos de aplicadores:
1 - os que aplicam através de análise técnica (estudo dos gráficos);
2 - os que aplicam através de análise fundamentalista (estudo dos fundamentos das empresas ou economia);
3 - os que aplicam através da análise do achismo (eu acho que a VALE vai subir muito até o fim do ano... é apenas um exemplo!!!). Este terceiro grupo também costuma aplicar através de "dicas quentes" e normalmente não tem vida longa dentro do mercado.

Em qual dos três grupos você se encontra ou gostaria de estar?

Como você pode ver, os dois primeiros grupos, que possuem maiores chances no mercado, se baseiam em análises que precisam de muito estudo e conhecimento acumulado. Em Wall Street (bolsa de Nova Iorque) há um ditado que diz: "Não há almoço grátis". Isso se aplica a qualquer mercado, sem conhecimento não há possibilidade de conseguir lucros constantemente.


Conhecimento de si mesmo

Neste ponto muitos devem se perguntar: Qual é a relação de me conhecer e conhecer o mercado?

Este conhecimento deve ser profundo, pois o mercado financeiro pode gerar emoções extremas tanto de euforia quanto de derrota e isso é uma das principais causas de "mortalidade" prematura dos investidores no mercado.

O que você faria se você comprasse uma ação e após te dar mais de 20% de lucro, começa a cair e está atualmente com 10% de prejuízo? Esta resposta não é tão simples quando você está emocionalmente envolvido na operação. A resposta não está na situação em questão e sim no planejamento que você deveria ter feito antes da operação e poucos investidores conseguem fazer este plano.

Nos próximos artigos vou entrar mais fundo nestas e outras questões que afligem diversos investidores iniciantes. Comente o artigo, sua opinião será muito bem-vinda...


Nenhum comentário:

Postar um comentário